Oi pessoal! Como vocês estão? Quem ama doce vai se encantar por essa receita de hoje: Um pavê fácil de brigadeiro com doce de leite e coco. O mais difícil é esperar ele gelar sem assaltar a geladeira primeiro!
Me acompanhe preparando essa receita em meu vídeo do Youtube:
Você sabia?
Acredita-se que o pavê tenha sido inventado na região da França, em torno do século XIX. O termo “pavê” deriva-se da palavra francesa “pavage”, a qual neste contexto significa “camada” e faz uma alusão às camadas utilizadas na sobremesa.
A popularização do pavê pelo mundo foi gradativa. No Brasil, por exemplo, o doce só começou a se popularizar na década de 1960, e a partir daí passou a se solidificar na cultura brasileira, sempre presente em comemorações importantes, como Natal e Ano Novo.
A simplicidade da receita, assim como a grande possibilidade de variações em seus sabores, fez com que essa receita se tornasse atemporal!
Ingredientes e Modo de Preparo
Ingredientes para o brigadeiro:
– 1 caixinha de leite condensado.
– 2 colheres (sopa) de cacau em pó (eu usei o 100%, mas pode ser outro).
– 1 colher (sopa) de margarina.
– 1 caixinha de creme de leite.
Misture todos os ingredientes e depois acenda o fogo (médio). Misture sempre até o brigadeiro desgrudar do fundo da panela! Depois, coloque o creme de leite e misture muito bem.
(Deixe esfriar antes de colocar na montagem do pavê).
Ingredientes para o doce de leite com coco:
– 1/2 pote de doce de leite.
– 2 colheres (sopa) de coco ralado.
– 80ml de leite integral.
Misture bem o doce de leite com o leite e depois acrescente o coco ralado.
Para a montagem do pavê:
Molhe as bolachas de maisena (pode ser a bolacha champanhe também) no leite com café solúvel (coloquei uma colher de sopa).
Em um refratário coloque primeiro o brigadeiro, depois as bolachas molhadas no leite com café, em seguida o doce de leite com coco, as bolachas novamente e finalize com o brigadeiro.
“Polvilhe” cacau em pó (ou granulado de chocolate) para deixar bem bonito!
Muito obrigada por ler até aqui!
Um grande beijo, e que Deus te abençoe!